segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Uma Explicação mais clara de: "O QUE É DIDÁTICA"

A Didática como atividade pedagógica escolar:

. A Didática é, pois, uma das disciplinas da pedagogia que estuda o processo de ensino atravéz dos seus componentes, os conteúdos escolares,o ensino e a aprendizagem para,com o embasamento numa teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores e um meio de trabalho do qual os professores se servem para dirigir a atividade de ensino, cujo resultado é a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos.

. Definindo-se como mediação escolar dos objetivos e conteúdos do ensino, a didática traduz objetivos sociais e políticos em objetivos de ensino, seleciona e organiza os conteúdos e métodos e ao estabelecer as conexões entre ensino e aprendizagem, indica princípios e diretrizes que irão regular a ação didática.

Objeto de estudo: o processo de ensino:

. Podemos definir processo de ensino como uma seqüência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, através dos quais os alunos aprimoram capacidades cognitivas( pensamento independente, observação, analise - sintese e outras)

Os componentes do processo didático:

. O processo didático,assim,desenvolve-se mediante a ação recíproca dos componentes fundamentais do ensino: os objetivos da educação e da instrução,os conteúdos,o ensino,a aprendizagem,os métodos,as formas e meios de organização das condições da situação didática, a avaliação.Tais são, também, os conceitos fundamentais que formam a base de estudos da Didática.

Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas:

. A história da Didática está ligada ao aparecimento do ensino - no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências - como atividade planejada e intencional dedicada à instrução.

. O termo “Didática” aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada de ensino, ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontâneas de antes.Estabelecendo-se uma intenção propriamente pedagógica na atividade de ensino, a escola se torna uma instituição, o processo de ensino passa a ser sistematizado conforme níveis, tendo em vista a adequação às possibilidades das crianças, às idades e ritmo de assimilação dos estudos.

. A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorre no século XVII, quando João Amós Comênio, um pastor protestante, escreve a primeira obra clássica sobre didática, a DIDACTA MAGNA.

. Jean Jacques Rousseau foi um pensador que procurou interpretar as aspirações de Comênio, propondo uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.
. Rousseau não colocou em prática suas idéias e nem elaborou uma teoria de ensino.essa tarefa coube a um outro pedagogo suíço Henrique Pestalozzi, que viveu e trabalhou até o fim da vida na educação de crianças pobres, em instituições dirigidas por ele próprio.Deu uma grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas, como cultivo do sentimento, da mente e do caráter.

. As idéias pedagógicas de Comênio,Rousseau,Pestalozzi e Herbart- alèm de muitos outros que não pudemos mencionar- formaram as bases do pensamento pedagógico europeu, difundindo-se depois por todo o mundo, demarcando as concepções pedagógicas que hoje são conhecidas como Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada.

Tendências pedagógicas do Brasil e a Didática:

. Os autores em geral, concordam em classificar as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal-Pedagogia tradicional, Pedagogia Renovada e tecnicismo educacional; as de cunho progressista- Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos.

. Na Pedagogia tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria.às vezes são utilizados meios como a prestação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral.Supõe-se que ouvindo a fazendo exercícios repetitivos, os aluno “gravam” a matéria para depois produzi-la, seja através das interrogações do professor, seja através das provas.

. A Pedagogia Renovada inclui várias correntes: a progressivista, a não-direta, ativista-espiritualista,a culturalista,a piagetiana, a montessoriana entre outras.Todas de alguma forma, estão ligadas ao movimento da pedagogia ativa que surge no final do século XIX como contraposição à Pedagogia Tradicional.

. Quanto ao tecnicismo educacional, embora seja considerada como uma tendência pedagógica, inclui-se, em certo sentido, na Pedagogia renovada.Desenvolveu-se no Brasil na década de 50, à sombra do progressivismo, ganhando nos anos 60 autonomia quando constituiu-se especificamente como tendência, inspirada na teoria do behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino.

. As tendências de cunho progressista interessadas em propostas pedagógicas voltadas para os interesses da maioria da população foram adquirindo maior solidez e sistematização por volta dos anos 80.São também denominadas teorias críticas da educação.

. A Pedagogia Libertadora é uma didática que busca desenvolver o processo educativo como tarefa que se dá no interior dos grupos sociais e por isso o professor é coordenador ou animador das atividades que se organizam sempre pela ação conjunta dele e dos alunos.

. A Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos atribui grande importância à Didática, cujo objeto de estudo é o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem.As ações de ensinar e aprender formam uma unidade, mas cada uma tem a sua especificidade.A Pedagogia Crítico-social busca uma síntese superadora de traços significativos da Pedagogia Tradicional e da nova escola.

A Didática e as tarefas do professor:

O trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, busca os seguintes objetivos primordiais:

. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos;

. Criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento;

. Orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos e formação da personalidade.

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